Procura por aluguel de usina solar por empresas está em franca expansão
há mais de 1 ano
Ribeirão Preto/SP – O aluguel de usina solar por empresas está em alta no Brasil. No Paraná, a Tangisa Investimentos, uma empresa do Grupo Tangipar, tem observado esse crescimento impulsionado pelas vantagens da economia na conta de energia elétrica e o aumento de competitividade dos negócios.
Atualmente, a Tangisa está presente em mais de 12 estados brasileiros com usinas em operação estão entre as maiores usinas fotovoltaicas do Brasil, elas estão disponíveis para locações para empresas através de consórcios, ou pessoas físicas por cooperativas.
Instaladas no solo, algumas usinas contam com o sistema Tracker um mecanismo capaz de fazer os módulos acompanharem o movimento do sol, garantindo o máximo de eficiência em geração e desempenho. Todas as usinas utilizam equipamentos de última geração.
“A Tangisa traz ao mercado um projeto inovador em franca expansão no Brasil: o modelo de aluguel de usinas. Neste formato, o consumidor tem a possibilidade de economizar na tarifa de energia, sem impostos e absolutamente nenhum investimento. O modelo de locação é regulamentado pela ANEEL, pelas normativas 482/2012 e 687/2015”, afirma Rullyan Sales, gerente comercial da Tangisa.
Essa solução é uma oportunidade para agregar ainda mais valor para as marcas por meio da sustentabilidade. Além de promover a conscientização das empresas com o futuro mais sustentável. Também desperta a competitividade entre os negócios, em prol de um amanhã mais energético e sustentável, utilizando-se de uma fonte limpa, renovável e inesgotável. Sem contar a economia, sendo de longe uma das grandes vantagens proporcionadas pela energia fotovoltaica aos proprietários de empresas.
Com a redução de gastos na tarifa de energia elétrica proporcionada pelo aluguel de uma usina, é possível investir essa economia em outras áreas da empresa, ampliando e fortalecendo cada vez mais o seu negócio. Esse é um dos fatores que tem ganhado muita notoriedade entre os empresários e comerciantes, que não desejam investir no seu próprio sistema de energia solar. Mas, mesmo assim, querem ter economia na conta de luz alugando uma usina solar ou parte dela e ainda fazer com que sua empresa se desenvolva e seja realmente rentável.
Como funciona o aluguel de usinas?
Funciona assim: o consumidor contrata a empresa que tem as chamadas “Fazendas Solares”, que, fornecem a energia para a companhia energética, a qual distribui para o consumidor. Quem aluga não precisa investir em equipamentos fotovoltaicos! Neste caso, o cliente irá participar de um consórcio, no caso de pessoa jurídica, ou cooperativa, no caso de pessoa física. Poderá, ainda, alugar uma usina exclusiva para o seu negócio, a depender do consumo que ele tenha. Ao alugar uma usina, o consumidor receberá os créditos energéticos proporcionais à fração da usina contratada.
Os consumidores que têm gastos com a conta de luz acima de R$ 1.000,00 e assinam o contrato de serviço de aluguel de usina continuam pagando a conta para a concessionária de energia, porém com os descontos advindos dos créditos energéticos utilizados. Além disso, o cliente também pagará um boleto referente ao aluguel da sua fração da usina de onde recebe os créditos.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Brasil já ultrapassou seis gigawatts de uso da fonte solar em usinas de grande porte, pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos. A fonte já trouxe R$ 31 bilhões de novos investimentos privados para o país, gerando cerca de 170 mil empregos e pode ajudar na recuperação econômica pós-pandemia Covid-19, por ser uma fonte renovável que mais gera emprego no mundo.
Tangisa | Aluguel de usinas de energia solar e investimentos
tangisa.com.br - Todos os direitos reservados
Área Restrita